O projeto Demo Digital 4.0, promovido pelo INOV, já está em desenvolvimento, tendo o arranque oficial ocorrido nas instalações do INOV em Aveiro (AIDA), a 15 de dezembro.

A reunião teve por objetivo apresentar o projeto, a sua organização e definir em detalhe as tarefas do primeiro trimestre, onde se destacam duas sessões de apresentação a realizar no início do ano junto das empresas da região de Aveiro. As sessões terão lugar em Águeda e em Oliveira de Azeméis.

As empresas-alvo deste projeto são as indústrias inseridas no âmbito de atuação da AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, abrangendo assim a região Centro e Norte do país, num esforço de valorização e demonstração das potencialidades da Indústria 4.0. junto das PME para que acelerem o seu processo de transformação digital.

O Demo Digital 4.0 procura incentivar a digitalização dos processos de criação, produção e interação com o cliente, suportados pela interconetividade crescente de equipamentos, soluções e serviços, através da utilização massificada dos conceitos de arquiteturas e aplicações de sistemas e software no âmbito da internet das coisas (IoT), juntamente com a incorporação de tecnologias de produção avançadas, recorrendo à demonstração no terreno, em ambientes relevantes.

Com este projeto procurar-se-á um forte envolvimento das empresas-alvo na validação dos pilotos demonstradores, garantindo que as empresas tenham uma imagem muito concreta das tecnologias desenvolvidas e das suas vantagens.

O Demo Digital 4.0 é cofinanciado pelo COMPETE 2020 através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico e decorre até setembro de 2019.